• Clínica Geral

    clinico geral

    O médico colhe uma história sobre possíveis problemas sobre a saúde do inspecionando ou do viajante depois faz o exame físico com ausculta dos pulmões, palpação do abdome, pescoço, batata da perna e mais tarde vê os exames complementares, principalmente sangue e urina e/ou outros possivelmente solicitados A perícia deve ser imparcial, mas nada existe contra dar orientações para que a boa saúde seja mantida.

  • Cardiologia

    CARDIOLOGIA

    O próprio voo ou o mergulho são realizados em ambientes hostis e por isso colher uma história sobre suas possíveis queixas quanto a dores no peito, alterações de pressão arterial, cansaço e falta de ar. Depois deve ser feito um exame clínico com medida dos níveis da pressão, ausculta cardíaca, palpação de pulsos e vista dos exames complementares: eletrocardiograma, prova de esforço, ecocardiograma e outros porventura necessários. As orientações de exercícios físicos (caminhadas, mexida dos pés), bebida de líquidos principalmente água, tipos de alimentação e descanso durante os voos e após eles não são proibidos e podem ser muito úteis não só para o pessoal que trabalha, mas também para quem viaja e quem faz mergulho por prazer.

  • Oftalmologia

    Oftalmologia

    Uma pessoa que voa ou mergulha tem que ver muito bem por onde anda. No voo inclusive tem que enxergar bem as cores; nos dois casos é importante o campo visual, proteger os olhos contra as irritações em alguns casos usar lentes protetoras.

  • Otorrinolaringologia

    otorrinolaringologia

    A inspeção otorrinolaringológica é feita em duas partes: primeiro a audição (fazendo uma audiometria) e depois vendo a situação das orelhas, do nariz e da garganta. A audiometria é feita de 5 em 5 anos ou se for notado perda da audição. Já o exame otorrinolaringológico é feito em toda inspeção, tanto inicial como a periódica. Raio X dos seios da face são solicitados para pilotos.

  • Neurologia

    Neuologia

    A inspeção neurológica é feita nas inspeções iniciais, após acidente ou incidente grave ou quando o inspecionando percebe uma diminuição da sua saúde neurológica. Normalmente é solicitado um eletroencefalograma. Outros exames mais modernos podem ser solicitados dependendo de cada caso.

  • Psicologia

    Psicologia

    A inspeção psiquiátrica é feita nas inspeções iniciais, após acidente ou incidente grave ou quando o inspecionando percebe uma diminuição da sua saúde psíquica como após uma perda de colegas de trabalho por acidente. Essa inspeção é sempre feita após avaliação psicológica.

  • Psiquiatra

    psiquiatra

    A inspeção psiquiátrica é feita nas inspeções iniciais, após acidente ou incidente grave ou quando o inspecionando percebe uma diminuição da sua saúde psíquica como após uma perda de colegas de trabalho por acidente. Essa inspeção é sempre feita após avaliação psicológica.

  • Odontologia (Dentista)

    odontologia

    Todo inspecionando inicial precisa de um odontograma legal que é uma radiografia panorâmica da arcada dentária. De cinco em cinco anos ela deve ser renovada e/ou quando houver uma modificação significativa da arcada dentária. O exame dos dentes e da gengiva são importantes para que se avalie a capacidade de ser entendido e para saber se existe alguma falha ou cárie ou gengivite. Esses problemas devem ser resolvidos antes de qualquer viagem. Já para os mergulhadores esses problemas são menores.